Como fazer uma boa limpeza de piscina

Você tem uma linda piscina e têm dificuldades em mantê-la limpa ou em fazer uma boa limpeza? Hoje nós vamos te dar algumas super dicas para te ajudar na hora de limpar a piscina.

A dúvida de muitas pessoas é em relação aos produtos e alguns ainda pensam, erradamente, que basta jogar um monte de produtos na água, deixar eles atuarem e tudo ficará limpinho…

limpar piscina

Vamos então ver os objetivos específicos de cada produto:

  • Cloro – O cloro é um bactericida e germicida, como tal a sua função é eliminar as bactérias e os germes.
  • Algicida de manutenção – O objetivo do algicida de manutenção é evitar a formação de algas.
  • Algicida de choque – Já o algicida de choque tem como função eliminar as algas, por isso deve ser usado apenas quando houver algas na piscina.
  • Decantador líquido – O objetivo desse produto é decantar as impurezas da água.
  • Redutor de PH (-PH) – Tem como função reduzir o nível do PH caso este esteja elevado.
  • Barrilha leve (+PH) – Já a barrilha leve serve para elevar o nível do PH quando este estiver baixo.
  • Clarificante – O clarificante tem como objetivo clarificar a água e melhorar a filtragem.

Vamos ver agora os 5 passos para ter uma piscina limpa e pronta para os mergulhos:

1º – Limpe o deck

Apesar de parecer estúpido, muitas pessoas, por desleixo ou esquecimento, acabam deixando de limpar a volta da piscina, o que faz com que toda a sujeira, trazida muitas vezes pelo vento, acabe dentro da piscina. Ai você já sabe, foi limpeza perdida!

2º – Esvaziar o depósito do skimmer

Por vezes esse depósito fica esquecido, o que interfere diretamente na aspiração, que necessita da potência e da eficácia máxima, para resultar em uma boa limpeza. Por isso comece sempre por esvaziar o depósito e limpa-lo, para melhores resultados na hora de aspirar.

3º – Limpar a superfície

Depois de limpar o deck e esvaziar o depósito é hora de começar na limpeza propriamente dita. Comece por remover a sujidade superficial, para isso utilize uma rede. Caso você note uma camada de sujidade mais extensa sobre toda a superfície da água, jogue um pouco de sabão para azulejos em todo o comprimento da piscina. Isso vai fazer com que a sujidade se concentre nas bordas, o que torna mais fácil o seu trabalho de remoção.

4º – Limpar os azulejos

Neste passo aplique o sabão, específico para limpeza de piscinas, na escova apropriada para esse efeito, e esfregue bem todas as paredes da piscina. Você deve escovar acima, abaixo e também na linha da água, isso fará com que toda a sujidade das paredes se solte para o fundo da piscina, que iremos tratar no passo seguinte. Faça a limpeza também nas escadas e em qualquer outro acessório que esteja na linha da água.

5º – Aspirar

Só após seguir todos os passos acima, ligue a mangueira ao skimmer e aspire lentamente o fundo da piscina, certificando-se de não esquecer nenhum “pedacinho”. Dê uma atenção especial aos cantos da piscina, pois é lá que acumula a maior quantidade de sujeira.

Prontíssimo, agora é só mergulhar e desfrutar da sua linda e limpa piscina!

Comente em baixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *