Como Limpar Parede de Tijolo a Vista
É realmente inacreditável a beleza e praticidade de utilizar tijolos diretamente sem nenhuma cobertura, isso além de poupar dinheiro proporciona uma imagem mais refinada e clássica nas construções. Essa ideia tem se tornado muito popular atualmente em todo o mundo e o Brasil não poderia ficar de fora e o costume de raramente utilizar madeira em estruturas fundamentais em construções faz tudo ficar ainda mais comum e pratico.
Para nós brasileiros usar tijolos expostos para embelezar os mais variados ambientes e cômodos, com os mais diversos estilos e variadas cores e desenhos de tijolos é uma ideia muito boa, mas como nem tudo é perfeito as paredes de tijolos costumam exigir um cuidado diferenciado no que diz respeito a sua limpeza, pois tijolos sujos dão um aspecto de velho e descuidado que é o contrário da intenção de quem os utiliza em suas paredes internas ou externas com intenção paisagística ou de decoração.
Aqui apresentamos passo a passo a melhor e mais segura forma de limpar seu muro ou parede exposta de maneira duradoura e que deixe sua casa ou ambiente com o efeito visual desejado por um período bem mais longo e com muito mais qualidade.
Confira onde comprar Pisos Atérmicos e Antiderrapantes com o melhor preço
Como limpar parede de tijolos a vista
1. Determinar tipo de mancha ou de sujeira – É importantíssimo saber se a mancha ou sujeira se trata de mofo, bolor, algas, ferrugem ou manchas de cimento, pois, caso trate de cada um, mudam as estratégias de limpeza e, portanto, os materiais necessários para fazer a limpeza mais adequada e correta da sua parede ou muro de tijolos expostos. Ver o tipo de sujeira é o primeiro passo para um bom serviço de limpeza.
2. O que fazer em caso de mancha que foi causada por bolor ou mofo – Em caso de mancha causada por bolor ou mofo primeiro pegue um balde grande e misture alvejante e água dentro dele, coloque a mistura em um pulverizador específico de jardim que possui bomba embutida e bombeie-o, molhe uma porção da parede ou pátio com uma mangueira, borrife a mistura contendo alvejante na superfície da parede, começando pela parte de cima, molhando bastante, deixe a solução fazer seu trabalho reagindo com as manchas por alguns minutos, mas não exagere para que não seque, enxágue uma pequena parte da parede para observar se o efeito da solução está ocorrendo como deve, no caso de manchas muito complicadas, esfregue alvejante puro utilizando uma escova para ácidos com um cabo similar ao de uma vassoura, passe água por toda a superfície da parede tomando todo o cuidado para não permitir que a solução contendo alvejante seque antes de ser retirada totalmente com água.
3. Limpar manchas de argamassa, ou ferrugem da água do poço de irrigação ou a terra que a solução de alvejante não limpou bem usando uma solução ácida – Tudo começa com você comprando ácido muriático ou então detergente de alvenaria à base de ácido que pode ser facilmente encontrado em lojas que vendem material para a casa, lojas de ferramentas ou até mesmo em centros de material para construção entre outros. Então encha um balde de plástico em 2/3 com água bem limpa e depois adicione o ácido em uma proporção de cerca de uma porção de ácido por três porções de água.
Tome muito cuidado para não encher demais o balde, assim evitando um perigoso espirrar ou derramamento de água. Molhe a parede ou superfície que quer limpar com uma mangueira comum.
Escove a solução ácida diluída por toda a parede, esfregando a solução enquanto você aplica a mesma com uma escova de ácido. Posteriormente, deixe o ácido fazer efeito em torno de dez a quinze minutos, tendo toda precaução para que a parede não seque e então enxágue bem e com muita água.
Compre ou alugue uma espécie de lavador de pressão para manchas ou sujeiras muito difíceis de tirar, tendo os cuidados necessários para não causar danos às junções de argamassa ou tijolos usando esta técnica. Não esqueça também de enxaguar todas as áreas expostas às soluções mencionadas nesse artigo, usando muita água para diluí-las prevenindo danos às áreas ou plantas.
Se possível sele os tijolos para impedir que se manchem mais adiante. Para isso use um selante de silicone ou siloxano, aplicando-o seguindo as instruções do fabricante do produto.
Trabalhe quando tiver pouco vento para que o spray não alcance onde não está planejado. Use roupas velhas, luvas de borracha e óculos especiais ao tocar nos produtos químicos e trabalhe sempre que possível na sombra.