5 dicas para aproveitar a água da chuva em sua casa
Algumas regiões do Brasil estão vivendo um momento muito delicado devido à crise hídrica, em decorrência da ausência de chuvas e do iminente esvaziamento dos mananciais e reservatórios. Os noticiários, todos os dias, vem nos mostrando as consequências da falta de água e apresentam algumas soluções possíveis para aliviar esse problema. No entanto, nunca é demais reforçar essas iniciativas e dar dicas para evitar o desperdício, contribuindo para o melhor aproveitamento da água em casa, não é mesmo? Pois foi pensando nisso que resolvemos listar aqui algumas sugestões super práticas e eficientes para o reuso doméstico da água.
-
Use a água da máquina de lavar
Você sabia que a máquina de lavar é um dos aparelhos que mais gasta água em uma residência? Sendo assim, seria interessante criar sistemas de reutilização da água derivada da lavagem de roupas. Assim, em vez de direcionar a mangueira da máquina para o descarte de água ainda aproveitável para a pia, direcione-a para recipientes destinados ao reuso dessa água para a lavagem de carros, calçadas, quintais e descargas.
-
Coloque baldes dentro do box
Por mais que você seja consciente ao consumo e ainda que você desligue o chuveiro ao se ensaboar, o desperdício de água durante o banho é inevitável. Para minimizar esse problema, posicione baldes dentro do box. Essa água acumulada dos respingos pode ser reutilizada na limpeza doméstica, inclusive do próprio banheiro.
-
Reaproveite água da chuva
Quando chover, disponha de bacias e baldes para fazer a captação desse bem tão precioso. Vale destacar, porém, que a água da chuva não é apropriada para o consumo, mas pode ser usada para fins de irrigação de plantas, limpeza da casa, lavagem de carros.
-
Construa um reservatório
Se você tiver espaço disponível em casa e estiver disposto a investir um pouco, uma dica muito legal é construir um reservatório doméstico. Esse tipo de sistema serve para reaproveitar não só a água da chuva, como também a água do chuveiro e da máquina de lavar roupas. É importante que o reservatório conte com clorador, uma bomba e uma caixa de areia para ser feio a decantação.
Viu como não é nada complicado reaproveitar água e evitar o desperdício hídrico? Diante da iminente chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem! Então escolha já a forma mais viável de reutilizar a água e mande o desperdício para bem longe!
-
Usar a água do preparo de alimentos e do aquário
Quando cozinhamos legumes, massas e na lavagem de verduras, sempre há sobras de água. Cada um dos tipos de alimentos citados pode ter suas águas utilizadas para um determinado reuso. Confira:
Água do cozimento de legumes
Rica em nutrientes, esta água pode ser aproveitadas no preparo de sopas e para fazer arroz ou cozinhar grãos como o feijão, por exemplo.
Água do macarrão
Meio turva, essa água é rica em amido e podendo ser utilizada para preparar sopas. A presença de amido vai colaborar para engrossar caldos e sopas.
Se a massa for integral, esta água ainda será rica em nutrientes. Use-a também para cozinhar legumes.
Água da lavagem de verduras
Na lavagem e limpeza das verduras, ocorre grande desperdício de água, já que, em geral, lava-se folha por folha e depois deixa-se de molho em uma solução higienizante, toda essa água pode ser reaproveitada!
Enquanto lava cada folha de alface, por exemplo, deixe um balde (limpo) embaixo da torneira. A água ficará no balde em vez de escorrer pelo ralo.
A água em que as verduras ficaram de molho também poderá ser reaproveitada. Use toda a água acumulada para regar plantas e/ou lavar o quintal e os pisos em geral. Em um dia gasta-se, em média, 20 litros de água para cozinhar.
Reaproveitar a água dos seus peixes também
Se vai limpar a “casa” dos seus peixinhos, em vez de jogar a água do aquário fora, use-a para regar as plantas. Esta água é rica em nutrientes o que servirá de adubo para suas plantas.
Diante da grande chance de encararmos um racionamento no futuro próximo, economizar é a palavra de ordem. Boa Sorte !!!