6 dicas para organizar sua geladeira de forma prática e eficiente

Manter a geladeira é uma questão de saúde. Quando tudo está limpo, à vista e no lugar certo, seu dia a dia na cozinha se torna muito mais fácil e prático e, como se não bastasse isso, você ainda evita o desperdício de alimentos. A organização adequada pode evitar aquele mal cheiro ao abrir o refrigerador, que às vezes passa para outros alimentos e acaba interferindo no sabor da sobremesa que você tanto gosta.

6 dicas para organizar sua geladeira de forma prática e eficiente

Você sabia que cada parte da geladeira tem uma temperatura?

Cada parte da sua geladeira atinge uma temperatura diferente, já com o intuito de conservar melhor todos os alimentos, independentemente do local onde eles são armazenados. Na parte mais alta da geladeira tem uma temperatura mais fria, enquanto a gaveta inferior é a parte mais quente.

Descubra como aproveitar a água da chuva para usar  em sua casa 

Como manter os alimentos organizados na geladeira

Antes de começar a organização, é muito importante fazer uma limpeza bem completa para garantir que, além de colocados nos locais mais adequados, os alimentos estarão limpo e livres de qualquer sujeira.

Gaveta inferior

A gaveta inferior é o local menos refrigerado, sendo assim, o mais adequado para armazenar frutas, legumes e verduras, que são alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas e podem até estragar. A conservação fica por conta de embalagens plásticas. “Morangos, framboesas e amoras, no entanto, têm um processo mais rápido de deterioração. Para evitar estrago, estas frutas devem ser conservadas na parte mais fria do refrigerador.

Última prateleira/Tampo da gaveta inferior

A última prateleira e o tampo da gaveta inferior podem ser utilizados para guardar frutas, as mais macias em bandejas e as mais duras.

Prateleiras intermediárias

As prateleiras intermediárias são otimas opções para conservar alimentos prontos para o consumo, cozidos e sobras de comida, ou seja, tudo que for consumido rapidamente. Bolos, doces e tortas, sopas e caldos, também devem ser guardados nesses locais.

Prateleira superior

Quanto mais para o alto da geladeira, mais frio. Por isso, a prateleira superior é ideal para acondicionar leites e seus derivados como queijo, requeijão, iogurte, em recipientes bem fechados. Se você gosta de bebidas bem geladas, este é o melhor lugar para refrigerantes, sucos ou água. Os ovos também podem ser armazenados nesta prateleira, desde que em caixa plástica ou acrílica com tampa,

Gaveta superior

Se houver uma gaveta superior logo abaixo do freezer, é lá que você deve guardar os frios, manteigas, temperos verdes, como salsinhas e cebolinhas, ou peixes e carnes que serão preparados.

Congelador

O congelador é o lugar ideal para armazenar alimentos congelados ou que precisam ser conservados a uma temperatura mais baixa como sorvetes e carnes, por exemplo, mas estes alimentos também podem estragar.
Agora, se você quer congelar aquela comida que sobrou durante um almoço de família, o objetivo é garantir maior durabilidade.

Porta

A porta da geladeira é o local que sofre maior alteração de temperatura devido ao abre e fecha constante do dia a dia. Por isso, é ideal para alimentos industrializados de consumo rápido como bebidas (se você não gosta de coisas muito geladas), molhos (ketchup e mostarda), conservas (palmito e azeitonas), temperos e grupos de alimentos que não sofrem com a oscilação de temperatura.

6 truques para armazenar os alimentos na geladeira

GETTY IMAGES
Cada um guarda os alimentos na geladeira da forma que acredita ser mais prático para suprir as necessidades do seu estilo de vida, mas seguindo algumas dicas você pode aumentar os benefícios de ter mantimentos bem conservados para a sua saúde e para o seu dia a dia. Na organização da geladeira , o mais aconselhado é guardar os alimentos cortados ou cozidos em potes quadrados ou retangulares, já que ocupam menos espaço e podem ser facilmente empilhados.

1. Lavagem de alimentos: é indicado lavar frutas, verduras e legumes somente na hora do consumo. Depois de lavar em água corrente, deixe de molho em uma solução de água sanitária e água (1 colher de sopa para cada 1 litro de água), de 10 a 15 minutos. Enxágue com água filtrada para evitar recontaminação. Passe as verduras em uma centrífuga e coloque-as em potes plásticos que tenha ventilação, intercalando com papel toalha.

2. Higienização de embalagens: embalagens compradas no supermercado também é orientado serem lavadas, antes de serem colocadas na geladeira. Lave com água e detergente. Quando tudo estiver seco, é hora de guardar no refrigerador.

3. Alimentos abertos: produtos como leite condensado e molho de tomate, quando abertos, devem ser retirados da embalagem e colocados em potes de vidro ou de plástico. Para evitar cheiro na geladeira, escolha por bandejas de acrílico para arrumar alimentos como os itens de um café da manhã, por exemplo, que incluiriam margarina, manteiga, requeijão, frios, leite e iogurtes.

4. Data de vencimento: para evitar o desperdício dos alimentos deixe os produtos que vencem primeiro na frente e na altura dos olhos para que eles não fiquem esquecidos na geladeira.

5. Amadurecimento de frutas: mergulhe tomates maduros em uma mistura de água fria com sal. Para maçãs escuras, coloque-as em um recipiente com água fria e suco de limão. Isso fará com que elas fiquem claras mesmo depois de cortadas.

6. Dicas de conservação: a mandioca dura muito mais quando descascada, lavada e guardada no freezer dentro de um saco plástico. Os ovos também podem ser mantidos por mais tempo, quando armazenados com a parte pontuda para baixo.

Comente em baixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *