Como conservar alimentos sem os congelar
Quando voltamos do supermercado e temos um monte de alimentos para guardar bate a dúvida: será que tem uma regra para armazenar os alimentos na geladeira?
A resposta é sim! Alguns alimentos podem contaminar outros e devem ficar distantes, por isso, sempre comece pelos legumes e verduras que devem ser mantidos na parte mais baixa da geladeira, de preferência na gaveta.
Certifique-se de deixar sua geladeira bem fechada para evitar que seus alimentos estraguem antes do prazo.
Armazenar corretamente os produtos é muito importante para a saúde.
Observar como eles estão organizados nas gavetas e prateleiras da geladeira é tão importante quanto estar atento ao prazo de validade.
Temos que estar sempre atentos, pois muitas vezes o alimento começa a estragar e não vemos os sinais, podendo causar intoxicação alimentar. A organização dos alimentos dentro da geladeira é de fundamental importância para a sua conservação e período de validade.
Alguns alimentos precisam uma temperatura mais fria do que outros, e dentro da geladeira existe uma variação de temperatura grande. Daí a importância de armazená-los corretamente no refrigerador. Devemos colocar os alimentos que estragam facilmente perto do congelador, e não coloque um alimento grudado um ao outro, temos que permitir que o ar frio circule entre eles.
É indicada que a limpeza da geladeira deve ser feita no mínimo uma vez por mês, de preferência quando a geladeira não estiver muito cheia. Não é recomendado usar detergentes ou água sanitária, pois o cheiro pode passar aos alimentos. O mais indicado é usar bicarbonato de sódio dissolvido em água morna, que limpa e ajuda a eliminar o mau cheiro.
Quer deixar sua casa linda com papel de parede? Aprenda o passo a passo de se colocar papel de parede da maceira correta
Dicas para organizar os alimentos na geladeira:
• Leite, iogurtes, queijos e as carnes, embaladas em sacos plásticos, devem ser colocados na prateleira superior
• Alimentos prontos, como sobras das refeições, devem ser retirados da panela, guardados em vasilhas de vidro ou plástico com tampa e colocados nas prateleiras do meio
• Os ovos devem ser retirados da embalagem e guardados nas prateleiras, e não na porta, para evitar o crescimento microbiológico.
• Frutas, legumes e verduras devem ser guardados nas prateleiras de baixo ou na gaveta, sempre embalados em sacos plásticos. Lembrando que as frutas e verduras não devem ser lavadas para ser armazenadas (lavá-los e coloca-los na geladeira aumentará a umidade, acelerando o processo de deterioração das frutas e verduras) e devem ser condicionadas em saquinhos transparentes. A higienização deverá ocorrer somente quando forem consumidas.
• Alimentos congelados devem ser guardados na embalagem original, respeitando o prazo de validade no rótulo.
• Sempre limpe um alimento antes de congelá-lo, colocado em embalagem plástica própria para congelamento retirando o máximo possível o ar
• Use etiquetas com o para identificar a preparação e data do congelamento. Armazene a preparação em pequenas porções e não coloque o alimento quente direto no freezer.
• Para reduzir o risco de contaminação bacteriana, procure deixar as carnes sempre embrulhadas e longe de alimentos que serão consumidos sem cozimento, como as verduras e legumes
• Queijos frescos necessitam ser sempre conservados em gavetas ou no interior de embalagens plásticas.
• Procure manter garrafas, mesmo de água, sempre bem tampadas e jamais armazene alimentos em caixas descartáveis na geladeira.
• A geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos. Organize-a de forma que seja possível visualizar rapidamente tudo o que há disponível. Isso ajuda a ver o que está faltando e o que deve ser consumido rapidamente, atitudes essenciais para o consumo consciente.
• As prateleiras não devem ser cobertas com panos ou toalhas, para não dificultar a circulação do ar frio.
• Alimentos crus não devem ficar na mesma prateleira dos alimentos cozidos, pois os crus podem contaminar os cozidos.
• Nunca descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele.
• Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível, para evitar oscilações de temperatura.