Dicas para Economizar Água na Limpeza da Casa
As donas de casa se preocupam em manter a casa sempre limpa, o que garante um ambiente mais agradável e livre de doenças para toda a família, porém, na hora da faxina é importante ficar atenta para não gastar muita água.
As dicas para economizar água na limpeza da casa ajudam na luta daqueles que trabalham para preservar os recursos naturais e sabem o quanto é importante economizar a água para que ela não venha a faltar agora e no futuro.
Larvar roupa – É importante deixar a roupa acumular, lave roupas no máximo três vezes por semana, se na casa mora pouca gente o recomendado é lavar roupa uma vez na semana. Quem tem máquina de lavar deve instalar o eletrodoméstico de maneira que possa acumular água que sai da máquina para reaproveitar, essa instalação precisa ser feita da forma correta para que não prejudique a máquina. A água que sai da máquina pode ser reutilizada na limpeza da casa, carro, jardim e banheiro.
Já no caso de lavar roupa no tanque, molhe a roupa, deixe a torneira fechada em quanto ensaboa e esfrega as roupas, depois enxágue com duas ou três águas, o que vai depender da quantidade de roupa, sendo que, pode também usar a água que enxaguou as roupas brancas nas coloridas.
Lavar louça – Tire o excesso de comida da louça, deixe os pratos e talheres e demais louças engorduradas de molho em um recipiente com água e um pouco de detergente por cerca de 10 minutos, depois com a torneira fechada ensaboe toda a louça, e enxágue fechando a torneira entre uma louça e outra, caso prefira pode colocar tudo em uma vasilha com água e depois em outra.
Faxina – Limpe a casa usando a água que reservou da máquina de lavar ou do enxágue da louça, nada de ficar derramando litros e mais litros até a casa ficar brilhando, uma boa forma de economizar na hora de limpar janelas, bancadas de vidro, azulejos e outras superfícies que precisam ser higienizadas é usar um borrifador com água misturada ao produto de limpeza de costume.
Hábitos que devem ser evitados – Esqueça o hábito de lavar o carro, o quintal ou a calçada deixando a mangueira muito tempo ligada, o recomendado é limpar a calçada e o quintal com uma vassoura, caso precise jogue um balde de água reaproveitada, o carro também pode lavar com água da máquina, ou então encha um ou dois baldes de água e vá jogando aos poucos no carro.