CONTAINER DE MERCADORIA PARA CONSTRUIR UMA BELA E ECONOMICA CASA O PASSO A PASSO DE UMA CONSTRUÇÃO

Sem sombra de duvidas uma das coisas que mais preocupam as pessoas hoje é a construção de projetos sustentáveis, e nos últimos anos o que mais se tem utilizado para a realização desses projetos quando o assunto é construção são os containers. Como seu tamanho é padrão, ele acaba se tornando adequado para a construção de casas e ate restaurantes ultimamente.

Ainda pelo fato de serem extremamente sustentáveis, as coisas nem sempre é tão simplificadas quanto pensamos que podem ser, e para o container se tornar uma residência é preciso que haja algumas mudanças nele. O desafio já começa no fato de ser uma ideia nova, consequentemente, uma construção inovadora para muitas pessoas, há no mercado poucas pessoas com os conhecimentos necessários para se realizar este tipo de construção.

De fato quando se procura fotos de casas feitas com containers não há quem não se impressione, até mesmo por conta do passo a passo da construção habitacional. Desde o transporte das unidades, a utilização do guindaste para coloca-lo no local certo, os recortes feitos nas paredes, os encaixes, os revestimentos precisos e por ai vai.

O quem assustando as pessoas é o tempo de duração para a obra, normalmente uma casa container, com até quatro sendo utilizados fica pronta em cerca de 90 dias. Como é rápida e necessitam de pouca mão de obra, eles a chamam de obra limpa, pois também não há necessidade e nem o desperdício de muito material como cimento e outras coisas para a construção de uma casa convencional.

Aprenda: Como financiar uma casa pré-fabricada 

PRINCIPAIS DUVIDAS E AS DIFERENÇAS DE CASA CONTAINER PARA UMA CASA TRADICIONAL

As pessoas que estão com o interesse de adquirir a casa container normalmente chegam até a empresa encarregada para a obra com alguns receios, e as duvidas costumam ser sempre as mesmas. O Brasil é um país tropical, então é normal o calor e esse é um dos pontos que mais geram duvidas. A altura da casa as vezes parece um problema também, as instalações que se deve fazer dentro da casa como todos os encanamentos e as fiações elétricas por exemplo, e o barulho porque o container é feito de aço.

Lá, é explicado que container para um processo de adaptação antes de tornar uma casa propriamente dita, como por exemplo, a colocação do revestimento interno para ruído e temperatura. É um processo pelo qual o container tem de passar, até porque, é um processo que ajuda a evitar problemas futuros com pragas por exemplo. A empresa normalmente te leva para conhecer alguns projetos de casa container, seja ele ainda em curso ou até mesmo pronto, para se ter uma noção de como é realizado todo o processo e o resultado final, e é neste momento que todos os medos somem, o projeto final sempre é magnifico, e difícil de se acreditar que seja feito com container.

Quando o assunto é a diferença entre uma opção e outra, deve-se explica o seguinte, a casa de container normalmente fica pronta mais rápido porque o processo dedicado ao projeto da casa é bem maior do que o dedicado a construção do mesmo. Já quando o assunto é a casa de alvenaria, você fica por conta de toda uma equipe, que as vezes contratamos um que não esta acostumado a trabalhar com o outro e isso dificulta e atrasa ainda mais a obra, fora a quantidade de material que deve ser comprada.

Para se projetar uma casa container a pessoa tem de ter uma licença, é necessário sim procurar um profissional capacitado para a construção de uma casa container, pois os problemas que você pode vir a ter durante a obra e depois no futuro depois de a obra realizada, irá depender somente da qualificação do profissional contratado.

O PROJETO DA CASA CONTAINER

Com certeza o primeiro passo a se tomar para a construção da casa é o projeto da mesma. Procurar um profissional que possa te oferecer, por exemplo, um projeto em 3D da casa para se ter uma melhor noção do resultado final será ótimo, assim com a chegada dos container tudo acontece de formais mais simples, por isso como citado do tópico anterior, é preciso ter um engenheiro que saiba trabalhar com container.

O ideal é entrar em contato com uma empresa na qual possa realizar todo o projeto, do inicio ao fim, assim como a reforma dos containers comprados. Depois, é preciso se que haja uma preparação adequada para o terreno que irá recebê-los. Procure a prefeitura de sua cidade para saber como funciona para se adquirir a papelada necessária, e se eles já estão aptos para este receber este tipo de construção. A parte mais importante com certeza da obra é a construção do baldrame, pois é por debaixo dele que estrará toda a fiação da sua casa e somente depois disso, há a colocação dos containers.

DEPOIS DE COLOCADO OS CONTAINERS, QUAL A PROXIMA ETAPA?

Eles dividem esta parte em 5 passos:

  1. Colocam o isolamento térmico da casa;
  2. Inserem uma camada anti umidade;
  3. Agora vem uma camada bastante espessa de revestimento acústico;
  4. Um reforço para a estruturação (seria um estilo de madeirite um pouco mais reforçado);
  5. E para finalizar, o acabamento em gesso.

Neste momento vem também todas as instalações elétricas e hidráulicas para o container, assim como a proteção e a estruturação para o projeto final, como explicado acima, em cindo camadas.

Toda essa estruturação pela qual o container passa é para garantir todo o conforto da parte interna e seu isolamento acústico e a proteção contra a umidade. Depois de pronta toda essa parte estrutural, a única coisa que se vê são as camadas de gesso que é onde entrará a parte decorativa (televisão na parede, quadros e outros), como em uma casa tradicional feita em alvenaria.

Não se preocupe achando que a instalação elétrica e hidráulica da casa container é diferente da casa tradicional porque ela não é. Todos que os produtos que são necessários para este estagio da obra são de materiais comuns que se encontra no mercado especializado para seu fim como os tubos, os cabos, etc.

TEM NECESSIDADE DE TELHADO?

O telhado entra como um grande aliado nas casas container, por causa do barulho que pode haver, principalmente quando chove. Por se tratar de uma estrutura toda feita de aço quando chove se faz bastante barulho. O bom para saber é que uma casa de container aceita qualquer tipo de telhado.

ALGUMAS DICAS PARA CONSTRUIR UMA CASA CONTAINER

O processo em si para a construção é esse, tendo um bom profissional não há a necessidade de esquentar a cabeça. Algumas dicas para se levar bem o sonho da casa sustentável de container:

  • É bom ver o container antes de efetuar a compra, infelizmente hoje não podemos confiar nas pessoas, e o risco de comprar um produto que não esteja em um bom estado de conservação como com ferrugem, por exemplo, é bem desagradável.
  • Procure um produto de qualidade, mesmo que se vá desembolsar um pouco mais, se trata de um projeto que tem vida útil de ate 90 anos, ou seja, é para toda a vida. Um container seminovo não traz muita diferença no valor para de um usado, sem falar que com certeza vale a pena.
  • Procure se informar sobre o local da obra, o tipo de solo, problemas eventuais por conta do clima (terremoto, enxurrada, e outros).
  • Procure uma empresa que faça todo o serviço para você, desde o projeto da casa, até as chaves em mãos. Fazer pedaços da casa com pessoas diferentes pode trazer muita dor de cabeça, sem falar que a qualidade de um nem sempre é a qualidade de outro e isso vale também para a forma como o trabalho é realizado.

Comente em baixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *