Onde Comprar Pisos Atérmicos e Antiderrapantes
O mercado de materiais para construção civil está sempre em crescimento. Lançamentos, novas tecnologias, produtos e máquinas são lançados a cada ano. O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado de revestimento cerâmicos.
Ocupando o segundo lugar no ranking de consumo e produção no mundo, ficando atrás apenas da China. Quando o consumidor chega as prateleiras das lojas de materiais de construção se depara com uma grande variedade de cores, marcas, texturas, tipos de materiais, tamanho, formato e design nos revestimentos cerâmicos atuais.
Tanto o mercado de importação quanto o de exportação são bem explorados no Brasil e geram milhões de lucro no ramo de revestimentos cerâmicos. O porcelanato brasileiro é exportado para vários mercados do mundo.
Quer colocar uma linda cerca em sua casa? Conheça as melhores cercas para sua necessidade
Pisos atérmicos
Os pisos atérmicos têm na sua composição quartzo granulado, cimento branco e pigmentos, geralmente, bege. Esses pisos são chamados atérmicos porque não trocam calor com o ambiente. Isso quer dizer que o piso é frio? Não! Quer dizer, que os pisos atérmicos quando comparados aos demais esquentam menos, em média, eles são de 6° a 8° mais frios que os convencionais. Contudo, esses valores são para pisos de cor clara, uma vez que, fisicamente falando, materiais de cores mais escuras têm a tendência de absorver mais calor
O quartzo, material encontrado em maior quantidade na sua composição, não é bom condutor de calor em comparação com outros materiais, por isso ele é usado como base para os pisos atérmicos.
Podemos citar um exemplo para entendermos melhor o fato dos materiais de cores claras absorverem menos calor: a areia da praia é composta de quartzo e tem uma cor bege. Em algumas horas do dia, a areia está tão quente, supondo um dia de verão com temperatura elevada, que precisamos correr para não queimar os pés. Imagine se a areia da praia fosse preta ou qualquer outra cor escura? Não conseguiríamos andar nela.
Pisos antiderrapantes
Os pisos antiderrapantes, também conhecidos como antideslizantes, são utilizados em locais que exijam mais segurança contra escorregamentos e quedas. Garagens, piscinas, churrasqueiras, escadarias, entre outras áreas da sua casa.
Para se obter uma boa escolha, é importante avaliar não só as qualidades antiderrapantes do investimento, mas também a durabilidade, resistência à abrasão ( se tem resistência a grande ou pequeno fluxo de pessoas) e conforto térmico proporcionado pelo produto, caso sejam colocados em áreas que ficam expostas ao sol. As principais opções para os pisos antiderrapantes são:
– Pedras naturais: Elas já apresentam essa característica antiderrapante quando apresentam alguma rugosidade, como por exemplo: a morisca e a são tomé. Alguns tipos de pedra precisam passar por algum tratamento para ser mais eficaz quanto ao antiderrapamento.
– Cerâmicas: As cerâmicas têm linhas especiais que são mais resistentes ao deslizamento. As que são destinadas a áreas externas devem possuir maior resistência e durabilidade devido aos fatores externos, como umidade e alteração de temperatura.
Os índices de resistência a abrasão são determinados pelo PEI que varia de 0 a 5 e vem informando na caixa do produto. Os produtos com índice de PEI igual a 0, tem menor resistência à abrasão e são recomendados para locais com baixo ou nenhum fluxo de pessoas, geralmente são utilizados em paredes. Já os que tem índice PEI igual a 5, apresentam uma grande resistência à abrasão, sendo recomendados para lugares com grande fluxo de pessoas, como lojas comerciais.
Pisos atérmicos e antiderrapantes
Os pisos cimentícios sãoa mais nova tendência do mercado tanto para áreas externas quanto para áreas internas. Fabricados em concreto de alto desempenho, apresentam alta durabilidade e resistência mecânica. Eles são muito utilizados em ambientes externos e não deixam a desejar. As principais marcas do mercado, oferecem linhas especiais para as áreas externas com características antiderrapantes e atérmicos em diversos modelos.
Para melhorar a durabilidade e desempenho dos pisos cimentícios, os fabricantes recomendam a realização de tratamento de impermeabilização logo após a instalação. Além disso, indicam fazer a manutenção dos pisos conforme a quantidade de tráfego. Outra recomendação, é utilizar resina de poliuretano em locais que estão sujeitos a muitas manchas, pois irão garantir uma película protetora mais resistente.
Apesar de não serem baratos, vale a pena o investimento por sua durabilidade, resistência e elegância.